PGR pede arquivamento de inquérito contra Telegram e Google por ações contra PL das Fake News - COLUNA DA BAHIA

Última

segunda-feira, 18 de março de 2024

PGR pede arquivamento de inquérito contra Telegram e Google por ações contra PL das Fake News


Foto: Unsplash Por: Metro1 

 A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do inquérito contra as empresas Google e Telegram no Brasil, que foi aberto a pedido do próprio órgão, no ano passado. A abertura do inquérito foi autorizada pelo ministro do Supremo Alexandre de Moraes. 

Em maio de 2023, a PGR havia pedido a abertura do inquérito após o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), acusar as empresas de conduzir campanhas “abusivas” contra o PL das Fake News. O projeto de lei visa regulamentar o uso de redes sociais e outras ferramentas online. 

O processo envolve mensagens e posicionamentos públicos das empresas, divulgados dias antes ou na véspera da data marcada para a votação do projeto, que acabou não sendo apreciado pelo Congresso até então.

Ao final das investigações, o relatório da PF concluiu que “a atuação das empresas Google Brasil e Telegram Brasil não apenas questiona éticas comerciais, mas demonstra abuso de poder econômico, manipulação de informações e possíveis violações contra a ordem consumerista”. Porém, a PGR também pontuou que a PF não individualizou quais as condutas de quais dirigentes empresariais poderiam ser enquadradas nos crimes supostamente praticados. 

Caberá agora ao ministro Alexandre de Moraes decidir ou não pelo arquivamento do caso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here